Na imagem vemos dois séruns de tratamento de vitamina C e ao lado uma lista de benefícios que a vitamina C traz ao ser usado no skincare

Séruns de tratamento

Filtros
Selos
Ativos
Parcerias
Preocupação/ Necessidade
Rotina
Tipo de Pele
Faixas de preço
13 Produtos

Dúvidas Frequentes

O sérum facial é mais leve, fluido e concentrado em ativos. Sua fórmula de rápida absorção alcança as camadas mais internas da pele para oferecer resultados direcionados, como o combate aos sinais de envelhecimento, o clareamento de manchas, o controle da oleosidade ou uma hidratação profunda.

O creme hidratante, por sua vez, possui uma consistência mais densa e sua função primordial é estabelecer uma barreira de proteção que retém a umidade, mantendo a pele com um aspecto nutrido e suave.

Pode sim! Essa técnica é chamada de layering e consiste em aplicar camadas de séruns diferentes. Você pode, por exemplo, usar um sérum facial com ácido hialurônico e depois um antioxidante com vitamina C. O que não pode é misturar ativos que podem causar irritação quando usados juntos, como retinol e vitamina C pura. Fora isso, a combinação certa pode transformar sua rotina em um tratamento completo.

Depois da limpeza, é hora de aplicar o sérum. Sua aplicação deve ser feita diretamente na pele seca, precedendo o uso do hidratante facial. Na rotina de cuidados diurnos, ele deve ser aplicado antes do protetor solar. Devido à sua textura fluida e alta concentração de ingredientes ativos, o sérum atua em profundidade, promovendo um tratamento cutâneo que se inicia nas camadas internas da pele. Já o hidratante entra em seguida para potencializar e selar esses benefícios, garantindo que a pele fique protegida e macia.

Com certeza! O sérum é até mais indicado do que cremes pesados para quem tem pele oleosa, porque sua textura leve é absorvida rapidamente, sem pesar ou deixar aquele brilho indesejado. Além disso, existem séruns específicos que controlam a produção de sebo, ajudam a desobstruir os poros e tratam acne — ou seja, são aliados indispensáveis para esse tipo de pele.

O uso diário do sérum vai depender do ativo presente na fórmula. Séruns hidratantes e calmantes, como os de ácido hialurônico ou centella asiática, podem entrar na rotina todos os dias sem preocupação. Já os que contêm retinol ou ácidos esfoliantes pedem um pouco mais de cautela: o ideal é começar aplicando em dias alternados, dando tempo para a pele se adaptar. Assim, você garante todos os benefícios do tratamento sem correr risco de irritações.

Os mais indicados para clarear manchas são aqueles que trazem ativos como séruns faciais com niacinamida, vitamina C e ácidos poderosos, como o tranexâmico ou o glicólico. Eles atuam diretamente na uniformização do tom da pele, ajudando a suavizar marcas de acne, manchas solares e até melasma. Com o uso contínuo, os resultados ficam ainda mais evidentes: uma pele mais luminosa, radiante e com viço natural.

Sim! Mas é preciso escolher os ativos adequados. Durante o dia, séruns com vitamina C, ácido hialurônico e niacinamida são superindicados porque hidratam, protegem contra agressões externas e ainda potencializam o protetor solar. Já ativos como retinol e alguns ácidos esfoliantes devem ser reservados para a rotina noturna. Ah, e nunca esqueça o protetor solar!

Não existe uma idade exata para começar a usar sérum, mas, a partir dos 20 anos, já vale incluir opções com antioxidantes e hidratantes, como vitamina C e ácido hialurônico, para prevenir os primeiros sinais de envelhecimento e manter a pele sempre saudável.

Já as peles maduras se beneficiam ainda mais de fórmulas com retinol e niacinamida, que ajudam a suavizar linhas finas, reduzir rugas e devolver firmeza e viço ao rosto.

Pode, sim, e essa é até uma combinação perfeita! Como o sérum tem absorção rápida, ele deixa a pele hidratada e pronta para receber a maquiagem, criando uma base mais lisa e uniforme. O resultado é uma make que dura mais, fica com acabamento natural e não craquela ao longo do dia. Recomenda-se aguardar alguns instantes após a aplicação para assegurar que o produto seja completamente absorvido pela pele antes de iniciar o processo de maquiagem.

O sérum antioxidante, como os que contêm vitamina C, tem a função de proteger a pele contra radicais livres e agressões externas — como poluição e exposição solar —, prevenindo o envelhecimento precoce. Já os séruns anti-idade atuam diretamente no tratamento de sinais já visíveis, como rugas, linhas finas e perda de firmeza, com ativos poderosos como retinol e peptídeos. Juntos, eles formam uma dupla imbatível: enquanto um previne, o outro corrige.

Sim! Quem tem pele sensível pode (e deve) usar sérum, desde que escolha fórmulas delicadas e calmantes. Séruns faciais com centella asiática (cica), niacinamida em concentrações baixas e ácido hialurônico são ótimos aliados: eles ajudam a hidratar profundamente, fortalecem a barreira cutânea, reduzem vermelhidão e deixam a pele mais equilibrada e confortável no dia a dia.

Os efeitos imediatos, como hidratação e viço, podem ser sentidos já na primeira aplicação. Mas, para mudanças visíveis em manchas, textura ou linhas finas, o tempo médio é de 4 a 6 semanas de uso contínuo. Isso porque a pele passa por ciclos de renovação, e a consistência é a chave para conquistar resultados duradouros.

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades.